Escola recebe projeto que alia expressão artística e debate sobre cidadania
Estudantes da Escola Municipal Marcírio Goulart Loureiro tiveram uma experiência com o projeto Cultura LGBTQIA+ em Rede. Durante a atividade, mais de 50 alunos participaram de uma programação que combinou intervenção artística e discussão sobre cidadania.
A artista Mariana Marmontel, do coletivo Poetas Vivos, conduziu uma apresentação de SLAM que misturou poesia, música e vivências para abordar a resistência negra no Brasil. Para a intérprete, a arte é um ato político de existência e resistência.
“É muito importante ter esse espaço cedido à artistas, enquanto artista independente, sabemos bem o quão é difícil sobreviver e gerar renda, então é sempre fundamental ser convidado para receber dignamente pelo trabalho que prestamos.” Mariana Marmontel.
Complementando a programação, a Vice-Sul da UBES, Luiza Suarez, liderou um diálogo sobre a importância da juventude conhecer e exercer seus direitos. A palestra incluiu exemplos práticos de como os jovens podem se mobilizar para garantir melhorias na educação e assegurar seus direitos.
A atividade mostrou como a arte e o diálogo podem romper barreiras e construir pontes de entendimento, deixando como principal legado a certeza de que a escola é, sim, espaço para discussões necessárias sobre respeito, equidade e direitos humanos.