Seminário LGBTQIA+ na Uniritter provoca reflexão sobre corpos, política e futuro

O campus Zona Sul da Uniritter foi palco do seminário “Política e Performance: Corpos que criam o futuro”, reunindo o vereador Giovani Culau, primeiro homem gay eleito em Porto Alegre, e a artista não-binária Rebeca Rebu, drag queen e referência LGBTQIA+ da capital. O evento, realizado em parceria com o projeto SER (de acolhimento a pessoas trans em vulnerabilidade), integra a programação do Cultura LGBTIA+ em Rede, promovendo um diálogo urgente sobre representatividade, arte e vivências trans.

Rebeca destaca a importância de lugares seguros para contar sua história. “Em tempos de ascensão da extrema direita é extremamente importante que se ocupem todos os espaços possíveis para falar sobre nossas identidades, nossas demandas e nosso futuro. Estar em uma universidade falando sobre nossa história, compartilhando nossas experiências, pode inspirar mais pessoas a serem agentes dessa mudança de futuro tão necessária no país que mais mata LGBT no mundo”, destacou a artista. 

O debate ultrapassou a esfera teórica para se tornar um espaço de presença e provocação. Os convidados destacaram a importância de desnaturalizar as estruturas sociais que marginalizam corpos dissidentes.A discussão também abordou a falta de espaços seguros para pessoas LGBTIA+, especialmente pessoas trans. 

Sobre a artista

Rebeca Rebu é drag queen há 10 anos, exercendo a arte em diversas frentes como performer, DJ, hostess e apresentadora de eventos. Tem o trabalho marcado pelo viés político se apresentando em várias paradas pelo Rio Grande do Sul.